sexta-feira, outubro 28, 2005


A formação no Andebol

Já lá vão 10 anos de trabalho como treinador de escalões de formação e algumas dezenas de atletas com que tive a felicidade de trabalhar, mas continuo a assistir aos mesmos erros de sempre. Colegas não queimem etapas importantes da formação desportiva de alguns dos jovens que vos passam pela mão, o resultado final deve ser a formação e não a classificação. Esta deve ser resultado do trabalho, uma consequência, não um objectivo.

segunda-feira, outubro 24, 2005

O Desporto é um veículo fundamental para a formação do indivíduo.
Só formando bons desportistas é possível criar uma sociedade tolerante, respeitadora e justa.
A nossa sociedade valoriza cada vez mais as pequenas vitórias, mesmo que elas sejam impeditivas de um crescimento colectivo futuro. Na formação desportiva tendemos a realçar os pequenos génios, e eles existem nas diferentes modalidades, mesmo que o seu crescimento seja feito limitando o desenvolvimento de outros, parece-me que a futebolite e a clubite aguda que estão enraízadas no nosso país são as expressões máximas desta maneira de agir. É lamentável que os desportistas, os amantes da actividade física, pura e saudável, as pessoas capazes de entender que o fenómeno desportivo tem muito mais para dar para além do futebol, sejam tão poucas.
Espero que este possa ser um espaço aberto para todos aqueles que, estando envolvidos de alguma forma, na formação desportiva, entenda-se atletas, treinadores, dirigentes, acompanhantes, médicos e encarregados de educação possam relatar as suas realidades e partilhar as suas opiniões.
Até já!