sábado, junho 30, 2007

Em grande!

É verdade, as nossas meninas estão a safar-se em S. P. de Moel, na 1ª etapa do andebol de Praia, do Regional de Leiria.
As equipas A e B de juniores irão defrontar-se na final da competição, depois de terem eliminado a Juve Lis e o SIR 1º de Maio, as juvenis também se qualificaram para a final.
As finais terão lugar amanhã, às 15 horas a de juvenis e às 16 a de juniores.

Bom Jogo! Divirtam-se a jogar.
Uma noite em grande ...
...mas atenção que amanhã há jogo!

segunda-feira, junho 25, 2007

Andebol de Praia




Acabou a hora do pavilhão e está a começar a da PRAIA! O mês de Julho será em grande com a realização das jornadas de qualificação para os Nacionais.

terça-feira, junho 19, 2007

Menstruação e Desempenho Físico

Quantos de nós já não foram surpreendidos durante a época pelo menor desempenho desta ou daquela atleta, baixas de rendimento verdadeiramente surpreendentes que colocam todo o planeamento em causa. Em muitas mulheres esta alteração de performance está interligada com o seu Ciclo Menstrual e este deve ser mais um factor a ter em conta na planificação de uma equipa.
in, "saudeemmovimento.com.br"

Elke Oliveira - Graduada em Educação Física pela Universidade de Brasília. Pós-graduada em Musculação e Treinamento de Força pela Gama Filho e em Fisiologia do Exercício pela Veiga de Almeida.Membro do Gease Coordenadora Academia MalhartPersonal trainer

"A menstruação sempre foi um tabu para a ciência do esporte, treinadores e atletas. Há poucas décadas, era preocupante o fato da mulher participar de competições ou treinar menstruada. Somente a partir de 1950, com a melhora na qualidade dos produtos de higiene femininos (absorventes), esse quadro mudou. Embora existam muitas pesquisas relatando como o exercício afeta a menstruação, são menos conhecidos os que analisam como a menstruação e as outras fases do ciclo menstrual interferem na performance e quais as alterações que podem comprometer o potencial físico e psicológico, não esquecendo que elas são altamente individuais. Durante o ciclo menstrual ocorrem mudanças hormonais, a menos que a mulher esteja em contracepção, e isso tem efeitos definidos no desempenho físico (JUDY DALY E WENDY EY 1996).

O ciclo menstrual é dividido em fases. Segundo BÕCKLER (apud Weineck, 2000) um ciclo de 28 dias é dividido da seguinte maneira: Fase da menstruação ou fluxo (1º ao 4º dia). Fase pós-menstrual (5º ao 11ºdia). Fase intermenstrual (12º ao 22º dia). Fase pré-menstrual (23º ao 28º dia). Ele afirma que a performance pode variar de acordo com as fases do ciclo menstrual. Na Fase Pré-Menstrual, devido à influência de um aumento nos níveis de progesterona, o desempenho pode sofrer uma redução. Já na Fase Pós-Menstrual, graças à crescente taxa de estrogênio e maior secreção de noradrenalina, observa-se uma melhora significativa na performance.

Conclusão:
A maioria dos estudos relata uma melhor performance na fase pós-menstrual, e uma redução acontecendo na fase pré-menstrual, não esquecendo que as funções fisiológicas e a especialização desportiva são altamente individuais. Os treinadores que conhecem e aceitam essa hipótese, planejam os treinos respeitando as mudanças que ocorrem durante o ciclo menstrual. A literatura relata abordagens que enfocam a dificuldade na estruturação da preparação física desportiva da mulher. Porém, várias pesquisas já fundamentadas, podem ajudar a planejar treinos de forma a controlar inúmeras variáveis, levando em consideração as flutuações hormonais, tais como: volume, intensidade, grau de dificuldade, tipo de combustível, estresse neural/ psicológico / metabólico, entre outras. A determinação das mudanças e em que fase do ciclo isso acontece, são de grande valia para a classe desportiva, no qual os treinadores adaptariam os treinos de forma a minimizar os prejuízos e maximizar os ganhos durante o planejamento. Podendo até agendar as competições para que coincidam com o período de melhor performance.
O principal problema, no caso da preparação física das mulheres, é que a maior parte do planejamento é feita idêntica a dos homens. Muitos técnicos não consideram as mudanças que ocorrem durante o ciclo menstrual. Talvez porque as competições ocorram durante todas as fases do ciclo. Porém, tal justificativa não é mais aceita diante das exigências da preparação física atual das grandes atletas, no qual seus treinadores propõem uma periodização totalmente adaptada, levando em conta de forma integral todas as variáveis que influenciam na performance, incluindo claro: O ciclo menstrual."

Planeamento Desportivo

Parece-me cada vez mais urgente alterar o Planeamento Desportivo da FAP, é necessário parar de fazer as coisas por fazer.
Uma boa notícia, pelo menos na minha opinião, diz respeito à nova forma de disputa do Campeonato Nacional de Andebol de Praia, parece-me que está muito mais coerente.
Nos escalões femininos é necessário procurar as formas que permitam às nossas atletas disputar o maior número de provas com competitividade, com qualidade e quantidade. Está na hora de todos os que estão ligados ao feminino, valorizarem cada vez mais a sua actividade, com uma maior divulgação e promoção das acções realizadas.

segunda-feira, junho 11, 2007

Maiastars é Campeão Nacional

Chegou ao fim mais uma edição do Campeonato Nacional de Iniciados Femininos, com o Maiastars a sagrar-se, justamente, Campeão Nacional do escalão. Numa época em que se tem assistido a um duelo entre a ADS e o Maiastars, nas Fases Finais dos diferentes escalões, adivinha-se que o mesmo venha suceder com as infantis. Acredito, no entanto, que aí a superioridade do Maiastars será ainda mais evidente, ficando o segundo lugar em aberto para as restantes equipas.
Complicada a análise à nossa prestação, de facto, obter resultados equilibrados com o CALE e o Maiastars, perder por 21 golos de diferença com a ADS, quando esta é uma equipa do nível das anteriores, perder com Alcanena e Bartolomeu com resultados equilibrados, mas em que se deram vantagens iniciais de 9 e 14 golos respectivamente não é compreensível. Estar a ganhar por 4 ao Maia, ao intervalo, e no jogo seguinte estar a perder com a Bartolomeu por 14, também ao intervalo, vindo depois a reduzir a diferença para 4 golos no final...
... é difícil de explicar.
... e mesmo que alguém consiga explicar, é difícil de entender.

Universal

segunda-feira, junho 04, 2007

Infantis


Acabou, no fim de semana passado, a participação das nossas atletas na 2ª fase do Campeonato Nacional de Infantis Femininos. Inseridas num grupo complicado, Maiastars assume-se, cada vez mais, como uma excelente escola de formação, as nossas meninas tinham uma tarefa complicada.
Justa a passagem da equipa da casa, os números do confronto directo não enganam, 22-10, mas um amargo de boca resultante da crença de que este grupo tinha qualidades para ter tido uma evolução mais positiva ao longo desta época. É urgente transmitir bons hábitos de trabalho a estas meninas e fazê-las acreditar que isto do andebol, não é só um momento de convívio com as amigas. A amizade e o espírito de camaradagem tem que estar presente no jogo.
Levantar a cabeça e trabalhar mais para atingir o nível dos outros.