quinta-feira, março 27, 2008

quarta-feira, março 26, 2008

Selecções!


Este foi um período de grande actividade por parte das selecções de todos nós. As juniores C na Taça Latina, as juniores A no apuramento para o Mundial sub 20 e as "mais velhas" no Torneio Internacional de Lagoa.
Destaque para o não apuramento das juniores A, de facto esta é uma geração com atletas de grande potencial, na qual estão inseridas algumas atletas da geração seguinte, mas que está a necessitar urgentemente de encontrar um espaço competitivo onde possam evoluir de forma competitiva e com qualidade. Muitas destas encontram-se a competir na 2ª divisão, não encontrando aí o local ideal para a sua evolução. É urgente para o futuro do andebol feminino português o aparecimento de 3 ou 4 projectos com qualidade e ambição que mexam com o marasmo actual. Uma palavra para o prof. Paulo Veiga, treinador de méritos reconhecidos, com trabalho ao nível da formação, mas que só agora se começa a aperceber da realidade do andebol feminino, acredito que será capaz de agarrar este projecto e levá-lo a bom porto.
As juniores C alcançaram resultados na Taça Latina que devem ser considerados como interessantes, os resultados equilibrados com França e Espanha e a superioridade evidenciada perante a Itália são demonstrativas que existe qualidade neste grupo de trabalho. Nele podemos encontrar verdadeiros talentos, tais como Maria João, Rita Alves, Gisele Carvalho, entre outras que garantem um lote importante que deve ser submetido a um crescimento cuidado por parte dos dirigentes federativos. O enquadramento técnico, professora Sandra Fernandes, é de qualidade, em todas as vertentes, sendo apenas necessário garantir um plano de trabalho que permita a formação e crescimento de uma equipa.
As seniores encontram-se neste momento a disputar o Torneio de Lagoa, momento único para observar de perto algumas das melhores executantes internacionais que se encontram inseridas em equipas como o Brasil e a Noruega, tendo hoje averbado uma derrota perante a China. Com algumas atletas de elite mundial, Alexandrina Barbosa, Ana Seabra, Ana Miriam Sousa e Juliana Sousa é fundamental conseguir trazer de volta à selecção atletas como Virgina Ganau e Marta Loureiro, dando solução aos seus problemas laborais, de modo a que a representação nacional não prejudique a sua vida. Estou certo que a Federação deveria ter o poder de enquadrar esta atletas, atribuindo-lhes ou proporcionando-lhes funções condizentes com a sua formação académica. Se este problema não for resolvido dificilmente iremos ser capazes de ultrapassar os obstáculos que nos irão aparecer, nomeadamente o play-off que se avizinha.

terça-feira, março 25, 2008

Páscoa!


Foi uma 1ª semana de interrupção da actividade lectiva preenchida com muito andebol. Os torneios da Juve Lis e da Sanjoanense envolveram-nos a todos, atletas e treinadores.
No torneio da Juve Lis participaram as nossas equipas de infantis, iniciadas, juvenis e juniores, num total de 42 atletas. Em causa nunca estiveram os resultados desportivos, mas sim a preparação das fases competitivas que se aproximam. Das equipas de iniciadas, juvenis e juniores saíram antes do torneio acabar 10 atletas para se juntarem às respectivas selecções regionais que participaram no Torneio da Sanjoanense, nomeadamente as iniciadas Sara Palombino, Ana Arede, Ana Vidal, Ana Coutinho, Daniela Pinheiro, Jessica Pinheiro e Mónica Soares, a juvenil Ana Araújo e as juniores Sara Andrade, Cátia Coutinho. Seguem-se os treinos durante esta semana após uma pausa de 3 dias para recarregar baterias e preparar os últimos detalhes para a tentativa das equipas de iniciadas e juniores alcançarem as respectivas fases finais.

quarta-feira, março 12, 2008

Não!

Esta foi a resposta que a FAP deu ao nosso protesto.
"O protesto não foi tido em consideração devido ao artº2 do RG de Provas ..."
Ao receber esta resposta fui consultar o Regulamento e qual não foi o meu espanto ao verificar que o mesmo diz respeito aos prazos para entrega do protesto. De acordo com este artº as alegações do protesto deveriam ter sido entregues até duas horas após o fim do jogo, foi então que eu pensei "...mas isto foi o que eu disse ao delegado da FAP presente no jogo." e lembrei-me então das suas palavras "...não, este artº só se aplica quando são jogos a meio da concentração, uma vez que é necessário tomar decisões rápidas, o prazo para entregarem o protesto é de 3 dias". Assim sendo fico descansado, este sr. irá certamente entrar em contacto com a FAP e explicar aos senhores da federação que foi ele que deu indicações neste sentido.
O problema é que os senhores da FAP quando houvem falar de Valongo do Vouga devem perguntar: "...mas onde é que isso fica? Faz parte de Portugal? Jogam andebol por lá? Quem diria, nunca imaginei!"
Se eles fizessem tanto pelo andebol como as pessoas que por cá trabalham fazem, o andebol feminino em Portugal estaria bem melhor. Pelo menos as atletas jogariam, até porque convém que para aprender a jogar andebol se jogue andebol, mas nem isso eles sabem.

segunda-feira, março 10, 2008

Ilusões??!!!

Até à data a resposta da federação ao nosso protesto ainda não chegou. Nada ...

... Mas a vida continua e, o nosso trabalho de fazer evoluir as nossas atletas também. Não é fácil gerir expectativas e desilusões, sobretudo quando existe o sentimento de injustiça, mas é fundamental que sejamos capazes de ultrapassar este golpe. É nos momentos difíceis que se mostram os empenhados e fortes, aqueles que não desistem.
Com os jogos do Campeonato Regional de Juvenis/Juniores as nossas atletas vão mantendo a actividade que a federação não nos proporciona. Os jogos com o Salreu e Canelas corresponderam a 2 vitórias em que se verificou uma atitude positiva, mas que colocaram a nu algumas lacunas defensivas que urge corrigir.
Aproximam-se dias atarefados com os torneios de Leiria e de SJ Madeira, no qual algumas das nossas atletas estaram envolvidas. Com a planificação a apontar para os dias 4,5 e 6 de Abril vamos ver o que a federação tem para nos dizer.

quarta-feira, março 05, 2008

Talvez amanhã!


A espera pela resposta ao nosso Protesto deixa-nos a todos na expectativa. Apesar de saber que a razão nos assiste sei perfeitamente que o ser humano tem dificuldades em reconhecer os seus erros e defeitos, sendo preferível, muitas vezes, olhar para o lado e passar despercebido.
Amanhã saberemos! Penso eu!
Entretanto a vida continua, até porque é necessário continuar a trabalhar para preparar as nossas meninas para a sua vida desportiva.
A ideia de participar no Campeonato Regional de Juvenis/Juniores prendeu-se com o objectivo de proporcionar elevados índices de dificuldades físicas e técnicas, de modo a que todas possam evoluir.
Nos dois jogos já realizados foram obtidas outras tantas vitórias, Salreu e Arsenal Canelas foram os adversários. Nos aspectos ofensivos foram cumpridos os objectivos, mas no que diz respeito à defesa ficaram evidentes algumas lacunas que urge corrigir.