quarta-feira, maio 03, 2006

3º Congresso Técnico-Científico

Decorreu nos passados dias 28 e 29 de Abril o 3º Congresso Técnico-Científico da Federação de Andebol de Portugal, na Universidade Lusófona, Lisboa.
Subordinado ao tema "A Selecção e Detecção de Talentos - da Formação à Alta Competição", contou com as intervenções de Mats Olsson, prof. José Soares, Marit BreiviK (Noruega), prof. José Curado, prof. Jorge Proença, Carlos Cruz.
Infelizmente considero que apenas o prof. José Soares abordou verdadeiramente o Tema, ao colocar em debate o trabalho de musculação que pode e, na perspectiva de alguns, deverá ser feito com os escalões mais baixos de formação. Tirando esta intervenção passou-se mais tempo a analisar temáticas relacionadas com a Alta-Competição.
As sessões práticas foram da responsabilidade de Marit Breivik, seleccionadora da Noruega, tendo sido abordados exercícios para o desenvolvimento de uma defesa 6:0. Não sendo novidade os exercícios abordados foi marcante a diferença de atitude e qualidade entre as equipas presentes. Juvenis Masculinos do Sporting com excelente atitude e empenho na sessão, ao contrário da equipa de juvenis femininos do Alto da Loba que para além de dificuldades técnicas e tácticas evidentes demonstrou muito pouca atitude durante toda a sessão.

Sem comentários: